R 00.000 - REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

R 05.007 - MAPEAMENTO DE ÁREAS DE RISCO DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E ENTORNO

 

Nesta natureza enquadram-se as ações em campo e/ou trabalho em computador para obtenção de dados georreferenciados e confecção de mapas das áreas de risco de incêndios ou mesmo de incêndios em andamento, em Unidades de Conservação estadual, a fim de melhor orientar as guarnições de combate a incêndio florestal e o Posto de Comando em uma Operação de CIF., bem como levantamento de informações para confecção e atualização dos Planos de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais relativos às Unidades de Conservação;

 

Ações Gerais

a) Cumprir as normas internas do CBMMG relacionadas às ações de Prevenção e Resposta aos Incêndios em Vegetação, especialmente as Instruções Técnicas Operacionais e Manuais específicos à disposição.

b) Comunicar o início e o término das atividades ao Centro de Operações / SOU / SOF ou correspondente.

 

Coleta de Informações:

a) Uso de receptores de sinal de posicionamento global para obtenção de coordenadas geográficas de pontos de interesse como estradas, captação de água, zonas de pouso, etc.

b) Realizar o reconhecimento de campo sempre que possível para confirmação das informações obtidas anteriormente e verificação dos acessos, características de fitofisionomia e ecológicas, hipsometria, pontos sensíveis, pontos de apoio, locais de abastecimento, helipontos e pistas de pouso, zonas de prioritárias de conservação entre outros .

c) Usar mapas existentes para cruzamentos de dados quanto à biomassa e à elevação do terreno sempre que possível.

 

Entregas:

a) As informações obtidas podem ser registradas com o uso de programas de GIS, como ArcGIS e QGis.

b) Criação de mapas em PDF navegável ou impresso.

c) As informações podem ser descarregadas em formato .kml ou .kmz para uso em softwares e aplicativos, como Google Earth.

d) O armazenamento e compartilhamento das informações cabe à respectiva Unidade de área, recomendase preferencialmente o armazenamento dos dados em nuvem ou em um computador de fácil acesso ao uso operacional, como na SOU.