R 00.000 - REFERENTE ÀS ATIVIDADES DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL

R 05.010 - MONITORAMENTO DE FOCOS DE INCÊNDIO EM VEGETAÇÃO (EXCETO EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO E ENTORNO)

Nesta natureza enquadram-se as ações de monitoramento em locais nos quais detectam-se focos de calor, indícios de incêndios ou há uma recorrência de sinistros. Tal ação visa confirmar antecipadamente um foco de incêndio para antecipar o início do combate e mitigar os danos e prejuízos.

 

Ações Gerais:

a) Cumprir as normas internas do CBMMG relacionadas às ações de Prevenção e Resposta aos Incêndios em Vegetação, especialmente a Instrução Técnica Operacional 11 e Manuais específicos à disposição.

b) Comunicar o início e o término das atividades ao Centro de Operações / SOU / SOF ou correspondente.

 

Coleta de Informações:

a) Via imagens de satélite com a utilização de softwares e aplicativos específicos, como BDqueimadas, Firefringe e outros.

b) Presencial (Patrulhamento) e através de contato com as gerências das Unidades de Conservação e instituições responsáveis pelo monitoramento e combate a incêndios em vegetação (IEF, ICMBio, etc).

c) A guarnição de combate a incêndio deve colher o endereço completo do local, as coordenadas geográficas, condições de acesso e referências que facilitem a chegada ao local, além de identificar os riscos potenciais (imóveis, curral, gado, etc.) e os pontos de interesse, como mananciais, áreas de refúgio de animais, etc. 

 

Entregas: a) Fotos georreferenciadas e outras informações devem ser repassadas ao Posto de Comando da Operação ou ao COBOM para registro do monitoramento. b) Compartilhamento das informações com as guarnições BM em campo.