1.3.8 - Orientações Complementares ao Registro REDS

1.3.8.6 - PREENCHIMENTO DOS FORMULÁRIOS DE OCORRÊNCIA NO REDS

a) O relator deverá buscar o preenchimento de todos os campos do formulário, independente, da existência do espaço de preenchimento obrigatório, pois o banco de dados do REDS é uma das fontes para geração / extração de qualquer tipo de estatística criminal, incluindo o geoprocessamento.

b) Na seção UNIDADE RESPONSÁVEL PELO REGISTRO, campo UNIDADE na tela de DADOS GERAIS, o RELATOR deverá informar sempre o código e descrição da unidade responsável pelo empenho/escala dos mesmos.

c) No campo Nº. do Boletim de Ocorrência, o usuário constará o número fornecido pelo despachante do Centro Integrado de Atendimento e Despacho (CIAD), quando do empenho da viatura, ou o número seqüencial de controle da própria Unidade, nos casos em que ela controlar os registros.

d) Na seção LOCAL, campos referentes ao endereço do fato deverão sempre ser preenchido utilizando o botão PESQUISAR ENDEREÇO / CRUZAMENTO com vistas ao preenchimento correto destes dados. A digitação do endereço deverá ocorrer apenas quando o endereço não existir na base de dados do sistema. Para localizar o endereço o usuário observará o seguinte:

d.1) Não digitar o tipo de logradouro (rua, av., praça, ...);

d.2) não utilizar nenhum tipo de acento ou caractere especial (ç,ã,º, ´, etc.);

d.3) quando desconhecer a grafia do logradouro, digitar apenas a parte conhecida do nome. Ex: João Ce. para buscar a Av. João César de Oliveira;

d.4) não digitar a preposição quando o nome do logradouro iniciar com preposição. Ex: Bahia e não Rua Da Bahia;

d.5) quando o logradouro possuir número em seu nome, o número deve ser por extenso. Ex.: Pedro Segundo. Se não encontrar por extenso, buscar utilizando o número Ordinal ou Romano.

e) Unidade de Área: é a unidade responsável pelo endereço, de acordo com a divisão territorial das responsabilidades das unidades de polícia. Nos casos em que o endereço for válido, as Unidades de Área da PMMG, PCMG e CBMMG serão preenchidos automaticamente. Nos casos em que o endereço for inválido, cabe ao usuário informar a Unidade de Área responsável pelo atendimento naquele endereço.

f) Nos casos que não houver a prisão do autor, mas com base no depoimento de vítima, testemunhas e/ou em razão de rastreamento foi possível à obtenção de características físicas ou de identificação do mesmo, estes dados devem ser lançados por intermédio da opção ENVOLVIDOS.